brinquedos que quebram barreiras e reconfiguram padrões de beleza.

Hello honeys ♥ Recentemente meu professor de português pediu para que fizéssemos um relatório sobre algum tema atual. Escolhi falar sobre a introdução da diversidade na nova linha de bonecas Barbie e a influencia que ela tem sobre nossa visão sobre padrões de beleza. Achei que seria muito interessante compartilhar minha redação com vocês, espero que gostem! 


Brinquedos quebram barreiras e reconfiguram padrões de beleza.

A boneca Barbie é um marco na história dos brinquedos e da moda. Isso é um fato, porém, que ela vinha perdendo relevância de uns anos para cá, principalmente por causa dos crescentes questionamentos sobre padrões de beleza: a boneca branca, magra e loira estava longe de representar a maior parte da população.

Pesquisadores da Universidade Estadual de Oregon e da Universidade da Califórnia, ambas nos Estados Unidos, em 2015, quantificaram como a boneca tem influenciado nas ideias sobre o futuro de garotas; a pesquisa assegurou que brincar de Barbie não afeta apenas a percepção sobre a imagem feminina ideal, mas também em suas aspirações de carreira e visões de mundo.

Nos últimos dois anos, enfrentando a queda rápida das vendas da Barbie, a Mattel empurrou para diversificar sua boneca icônica longe de seu olhar clássico. O objetivo: reconquistar pais desligados pelo padrão de beleza impossível e amplamente criticado (magro, branco) Barbie definido para meninas desde a marca estreou em 1959. Essa mudança de temática funcionou: no último ano, as vendas da Barbie aumentaram 7%, colocando um fim em quatro anos seguidos de quedas.
Em 2016, a boneca mais vendida da linha Barbie Fashionista foi a “Latina” – de cabelos e olhos castanhos e um corpo mais curvilíneo. Esse aumento de vendas é uma vitória dupla, não só porque colocou a marca novamente no mapa, como mostrou que a diversidade é essencial para o público atual. 

Embora a linha Fashionista seja apenas uma peça do universo de produtos Barbie - outras bonecas ainda parecem tão loiras como sempre - o sucesso desta boneca é uma vitória clara para o setor de brinquedos.

É a representatividade falando cada vez mais alto em um ambiente que limitava tudo aquilo que chamávamos de ‘beleza’.

- Beatriz Damaceno

Nenhum comentário:

Postar um comentário